quinta-feira, 6 de março de 2014

Desabafo!!!!!!!

Para entender meu desabafo vai precisar ler cuidadosamente esse texto....

Quando nós não temos filho, o que mais escutamos das nossas amigas que já têm ou até mesmo dos nossos pais é: "Você não tem filho, você não sabe". E é a mais pura verdade, mesmo que a pessoa tenha uma boa noção do que é ter filhos, ou porque convive com crianças, ou porque é uma pessoa de bom senso mesmo, só dá para saber de verdade o que é ter filhos quando você de fato tem.

E eu como todos os d
esavisados que saem por aí tomando conclusões, dando conselhos ou simplesmente pensando e falando coisas absurdas, cometi várias injustiças com as minhas amigas que viraram mãe antes de mim.

Uma das minhas melhores amigas casou cedo e logo depois virou mãe assim meio no susto, sem planejar. Era o auge das nossas vidas. Carreiras deslanchando, gente nova, festas, viagens. E eu simplesmente não entendia porque pelo menos uma vez por semana ela não podia sair com a gente como sempre fez. Eu dizia: "Vai, pega uma babá, pede para sua mãe, é só uma noite". É claro que não me passava pela cabeça que se a minha pobre amiga, mãe de primeira viagem, que nunca parou de trabalhar, tivesse à disposição uma babá confiável ou uma mãe solícita, talvez o que ela mais quisesse não seria sair comigo. Talvez ela desse prioridade para alguma coisa mais imprescindível para a continuação da vida dela, como por exemplo, dormir, ou tomar um banho demorado, transar com o marido dela ou simplesmente não fazer absolutamente nada.

Não me passava pela cabeça que ser mãe de filhos pequenos e ao mesmo tempo querer ser você é uma proposta bem ambiciosa, caso você não esteja terceirizando a maternidade. Eu não sabia que para conseguir trabalhar e ter um bebê em casa minha amiga abdicava de muitas coisas básicas sob o ponto de vista de quem não tem filhos. E quando eu digo básica, é básica mesmo: comida, diversão e arte.

Numa outra ocasião, uma outra amiga, que morava na Suécia com marido e dois filhos pequenos, estava de passagem por São Paulo e me ligou meio em cima da hora querendo me ver. Ela argumentava torcendo para que eu concordasse: "Só tenho hoje, sei que tá em cima, mas você pode? Quero muito te ver, consegui deixar meus filhos assim de última hora com minha mãe." Ela me pegou saindo do trabalho. Eu estava super cansada. Ia viajar para Argentina a trabalho no dia seguinte, o vôo era super cedo e eu não tinha feito a mala. Eu queria muito vê-la também, mas como, se eu não tinha feito a mala? Mas porque ela não me avisou antes? Ela não podia ter se planejado? "Desculpe, não posso. Eu nem arrumei a mala e viajo às 5 da manhã amanhã." , finalizei com pena, mas convicta.

O que eu também não conseguia perceber é que eu poderia ver minha amiga, varar a noite fazendo a mala, se fosse o caso, e no dia seguinte, chegar no meu confortável hotel, encarar um dia de trabalho com sono (e/ou ressaca) e depois dormir. Dormir horas seguidas e ininterruptas por todas as noites que eu quisesse, até que o primeiro bebê parasse no meu colo. Eu lembro da decepção na voz da minha amiga, e eu lembro da minha total falta de capacidade de entender o porquê.

A verdade é que quando não temos filhos, não temos noção mesmo. E com essa afirmação não quero massacrar quem não tem filho, que, claro, não pode saber. Quero apenas, formalmente, pedir desculpas às minhas amigas. Desculpe, eu não sabia.

Eu não sabia a quantidade de coisas que vocês faziam ao mesmo tempo, eu não sabia o quanto vocês poderiam planejar tudinho e, por alguma razão banal, como por exemplo febre, tudo seria cancelado. Eu não sabia o que era cansaço e vontade de dormir, eu não sabia o que era não ter 5 minutos de paz, nem para ir no banheiro. Eu não sabia o que era estar em um lugar com o coração no outro. Eu não sabia que depois que a gente vira mãe, a gente, da maneira como a gente existia, não existe mais. E que tudo tem que ser reinventado, inclusive as amizades.

(Texto de Camila Furtado
)


Antes de engravidar tive amiga, NÃO, COLEGAS!, que já tiveram filhos, antes de mim engravidar, e NUNCA tive um ombro amigo de amiga que me acalma-se com seus relatos de como foi sua gestação e como foi com o bebe seus dias , sabe? Nem mesmo minha mae, sogra, tia, vizinha me falaram: JÉSSICA VOCÊ PODE TER ALTERAÇÃO DE HUMOR NA GRAVIDEZ É NORMAL, PODE TER SONO É NORMAL, CHORAR É NORMAL....... pelo contrario , se isso acontecesse era motivo pra criticas, GENTEEEEE elas que tiveram filhos nunca passaram por isso? Ou passaram e não se lembram? Ou se lembram e nao querem compartilhar que é uma fase, não querem compartilhar os relatos e nos acalmar? Só querem falar: TIVE 30 FILHOS DE PARTO NORMAL, DEI PAPINHA NA PRIMEIRA SEMANA DE VIDA........ tipooo relatos q não vão me acrescentar em nada..... e outra....
Elas nao se lembram de noites mal dormidas? de noites em claros? de dias que não conseguem nem fazer o numero 2 em paz? que mal conseguiam tomar um banho? Como que elas não lembram disso???
Ou melhor como é que ninguem aqui fora me alertou sobre isso????

Posso ser sincera agora? Não estou  puxando saco aqui das meninas blogueiras e sim AGRADECER....
"Primeiramente as Mamaes Jacky e Pri  me ajudaram e incentivaram a criar esse blog , sempre que tinha alguma duvida elas me ajudava com elas eu aprendi muito, até hoje quando tenho alguma dúvida corro pra elas rsrsrs são umas mães maravilhosas uma maezinha de um pequenino chamado Anthony um carequinha LINDOO e outra maezinha de uma princesinha com seu apelido Nathy cheia de simpatia"...

Quero  agradecer cada Post que cada uma aqui criou e ainda cria. Genteee eu aprendi muito e eu digo MUITO com vcs, lendo, lendo e lendo.
Compartilhando seus desesperos, suas vitorias, suas angustias, suas felicidades, sempre sendo sinceras, acolhedoras com suas palavras, nunca ninguem veio me meu cantinho me xingar ou falar grosseira comigo, sempre expondo suas ideias de maneiras delicadas. Vcs SIM, sempre compartilharam e sempre quiseram amenizar nossas angustias, preocupações, duvidas.... E eu não entendo porque aqui do lado de "fora" todo mundo é tão individualista? tão fechado a ponto de não nos falar palavras que nos confortam? um simples:

"Jéssica eu passei por isso, meu filho quando nasceu não me deiava dormir, mas hoje com 7 anos ele dorme, ele é "independente" ele cresceu e tudo passa.... Porque nunca ninguem me falou isso e me abraçou quando eu estava com os olhos cheios de lágrimas desesperada? Porque?? "



Aaaa e antes de acabar, eu to passando, eu passei por essa gravidez "sozinha" digo sem amiga proxima passando pela mesma coisa, hoje tenho uma amiga bem próxima gravida e eu to tipo correndo atras dela pra tentar ajudar ela, pra mostrar p ela q são fases, oque espera por ela... e ela??? Nem um obrigada, ou melhor nem pergunta, não se interessa pelo assunto, GENTEEEE EM QUE MUNDO ESTAMOS???
Onde ninguem mais corre atras pra pedir opinião, ajuda?? 

Eu criei esse blog com 2 propositos, 
1° Registrar TUDO para um dia poder voltar e ler e quem sabe o Gui poder ler....
2° Para compartilhar, ajudar, amenizar a preocupação de muitas mamaes q estão passando ou vão passar por essas fase que juntas estamos passando.

Eu não venho aqui contar o desenvolvimento do Guilherme pra ficar comparando ou me achando, pelo contrario venho contar para mostrar para as outras mamaes como está sendo, como pode acontecer com os seus filhos, veja bem, como PODE acontecer, não que vá acontecer, porque afinal das contas ninguem é igual a ninguem, cada criança tem seu tempo, tenho conhecidos que seus filhos nasceram com dentes, outros que seu primeiro dente nasceu com 9 meses, ou seja , nada que trago aqui meninas é pra ficar me achando, e sim para ajudar, desabafar e registrar afinal é um cantinho tão querido. É meu diario meu desabafo rsrsrs

Obrigada meninas, obrigada meninos por cada ajuda, por cada palavra, por cada elogio que atraves de posts e atraves de comentarios eu tenho recebido , vcs nao imaginam o quanto tem me ajudado.

Gregory até fala: amor hoje é seu dia de postar? quer ir mexer no pc? eu fico com o Gui, pode ir lá, rsrs
Ele já sente quando eu preciso postar, quando eu quero desabafar rsrsrs

Obrigada mais uma vez pessoal por tudo!!! Beijos e boa noite

13 comentários:

  1. Adorei seu desabafo. Muitas vezes, as pessoas não comentam conosco o que passaram porque querem mesmo brincar de seres superiores. Mas, a verdade é que tanto a gravidez, quanto os filhos pequenos dão um trabalho danado. O bom é que tudo, mesmo com tanta dificuldade, vale muito a pena. Até mesmo naqueles dias em que a gente fica com aquele visual básico de refugiada de guerra, morta de cansaço, dando a vida por cinco minutos de sono, um sorriso desdentado de bebê traz a sensação de que tudo vai ficar bem. Beijos para vc!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc em tudo!Mas sinceramente só me deixa chateada o fato de seu bebê ainda nem ter nascido e aquela pessoa vir com aquele sorriso na cara de "tá ferrada".Muitas das vezes,na verdade 70 por cento das amigas minhas que já tem filhos vão logo falando do cansaço de ter filhos,de ter que acordar de madrugada etc.
    Não que isso não seja verdade,mas sinto falta tbm de mamães que lembrem da felicidade do bebê envolto nos braços ou o primeiro sorriso...
    Mas gostei muito do texto!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Flor antes que eu esqueça preciso que mande o CEP da sua localidade, fiz seu pacotinho mas ñ tinha o cep, segunda vou sair para ir ao banco (vivaaa!!! ) e postar seu livro!!

    E esse post é mto verdade, minha melhor amiga engravidou em 2009 e minha afilhada nasceu em 2010, no meu níver daquele ano ela ñ pode ir pq Gabi estava com crise de cólica, eu achei que era desculpa dela e fiquei chateada, hj entendo perfeitamente e ela foi a única que me ajudou na gravidez, e hj tenho mta afinidade com a esposa de um amigo do marido que passou mto perrengue com o bebê com refluxo e sozinha. Sei que muitas amigas hj me chingam mentalmente por nunca mais ter ido a nada, mas um dia chegará a vez delas entenderem.

    E o blog tb é meu refúgio, tenho vcs como grandes amigas/conselheiras !!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossaa adoreii amigaa
    e sabe que eu me baseio em vc
    em muita coisa
    pq eu penso bem isso mesmo
    pq q ninguem fala tipo minha mãe nunca falo
    ahh tem dia q vc vai querer sumir
    tem dia q vc vai se achar gorda e feia kkkkkkkkkk
    e aqui nos blog a gente ve a realidade
    ah gente le e vê ahhh não é so comigo q acontece
    Continue assim flor e os desabafos vc ve q vc não ta sozinha
    um bjãoooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a maioria das pessoas não "ajudam" pq pensam, eu passei por isso sozinha, ela tem que passar tbm.

    E como é dificil né?
    Mas eu ja posso te dizer: com o tempo melhora. Meu filho faz 2 anos no fim do mês, ele não dorme a noite inteira. Mas ele agora é tão independebte que eu sinto mta falta de ter um RN. Ou mesmo um bebezinho. Aproveita bastante, quando ele dormir, dorme junto que passa mt rapido.
    E se sua amiga não da valor ao que vc passa pra ela, deixe de passar, ai ela vai começar a dar valor.

    To te seguindo viu? Achei teu blog pela BC.
    Beijos
    Fernanda
    querouboumeucoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amiga AMEI o post!
    Qdo engravidei me senti completamente abandonada pelas amigas, tanto as q já tinham filhos como as matas q tb façam grávidas.
    Dai fui pensar e percebi q foi exactamente o q fiz com elas, me afastei, não tinha paciência pq nunca podiam fazer nada e só falavam em filhos.
    Hj eu consigo entender isso e me sinto MTO culpada. A maternidade muda TODAS as mulheres!
    Por isso tb amo tanto esse universo dos blogs, aqui consegui entender essas mudanças e fiz mtas migas. Tb gosto de falar do desenvolvimento de Lili, não pra ficar comparando, mas para ter e dar referências.
    Aprendi demais com cada amiga blogueira!
    Obrigada pelo post lindo! Axo q estava precisando ler isso rs
    bjos! !!!!

    ResponderExcluir
  7. Jé, fica tranquila que tudo isso passa, quando engravidei achei que fosse surtar, principalmente quando o babye nasceu ... nossa só tinha gente pra falar :
    - coloca roupa nesse menino
    - dá chupeta pra esse menino
    - isso não é hora de dar banho
    - você tem que comer isso aquilo e aquilo outro...
    é um saco fora que quase entrei em depressão pós parto, tinha vontade de jogar o neném pela janela kkk nas madrugadas... mas meu marido foi super companheiro e me ajudou horrores...
    mas hj com o Arthur com 1 e 7 meses vejo o quanto muda, e até sinto saudade daqueles chorinhos na calada da noite...
    beijos
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  8. Justamente!
    Todo o apoio que precisei, onde encontrei????
    AQUI na blogosfera!
    Se não fosse cada blog, cada relato, cada "lado negro" da maternidade exposto como é, eu estaria me sentindo mais abandonada ainda.
    Falou tudo.

    P.S.: E por falar nisso, em amizades blogueiras, obrigada pelas palavras lá no meu relato de parto.

    Um bjao!

    ResponderExcluir
  9. é amiga podíamos fazer tantas coisas e pensávamos que não
    e eu hoje tenho certeza que não posso e dependo de muitas coisas
    parabéns pelo desabafo
    Nanda
    beijokas
    Linda Tarde

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  10. Amiga linda, quase chorei aqui... Lendo este seu desabafo e pensando: "É be,m assim mesmo... Sei o que ela está dizendo...." Acho que falei disso no meu post de 1 mês do Davi... Não entendi pq não falavam nada pra gente... Enfim... Assim como vc, tb encontrei TODO conforto e ajuda que precisava AQUI.... Não vivo mais sem vcs, sem isso aqui...Meu combustível... Aqui eu aprendo, compartilho, registro e recarrego as baterias.... Post lindo, amei!

    bjo enorme,

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. É Jéssica, eu tbm não tive apoio de ninguém... e tudo que acontecia comigo era o fim do mundo... ninguém me dizia para manter a calma que era assim mesmo.... Coisas horriveis...
    também encontrei no blog amigas que nunca tive aqui na vida real... É bom saber que o que a gente passa é comum e que não somos as únicas do planeta com certos problemas... né...

    beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ahh sua linda, adorei o post! É exatamente isso!!! não entendo pq as pessoas não ajudam, acho que elas pensam realmente em ´´ahh se eu me ferrei sozinha e to viva ela que aprenda com a vida`` que horror né? pra que aprender com nossos erros se a gente pode aprender com o dos outros e não errar??

    Jehzinha, adorei fazer parte da sua gravidez, compartilhar a maioria dos momentos mesmo que por face ou blog, adorei poder te ajudar como muitas outras me ajudaram! Muito obrigada por compartilhar suas experiências tb, tudo é muito válido!

    Beeeijo pro seu carequinha lindo e qualquer coisa #tamojunto!

    ResponderExcluir
  13. Menina, concordo totalmente com vc !!!!!

    Eu vejo todo mundo a minha volta só falando maravilhas de tudo ... é difícil vc chegar e ver alguém falando que passou a noite em claro, que o filho teve cólicas, problemas com A, B ou C .... eu me sentia uma ET. Todo mundo falando que era fácil, bonito, que eu era fresca ... Pitacos em excesso ...
    E eu sem comer para tentar evitar cólicas na Juju, virando noites sem dormir, cansada, stressada ... enfim ....

    Mas como vc mesmo disse ... tudo passa !!! São fases...

    Beijinhos

    ResponderExcluir